domingo, 4 de maio de 2008

Escorihuela Gascón Malbec

“Opa!”. Essa é uma expressão espontânea que normalmente uso quando identifico um bom vinho já pelo aroma. É uma coisa instintiva, que significa mais ou menos “aí vem coisa boa!”. Numa noite de vinhos, na última sexta, os amigos Túlio e Bel nos brindaram com um desses vinhos. Foi o primeiro da animada noite, que também incluiu uma prova do melhor tinto do Brasil eleito na última Expovinis (o pernambucano Rio Sol Cabernet Sauvignon / Shiraz). Pois bem, o vinho que mereceu um belo “opa!”, logo de cara, foi o argentino Escorihuela Gascón Malbec, 2005. É um belo Malbec elaborado pela Bodegas Escorihuela Gascón, comprada em 1993 pelo renomado produtor Nicolás Catena.

Este vinho nasce a 950 metros de altitude, nos vinhedos de Agrelo, La Consulta e Vistalba, em Mendoza. A altura permite a obtenção de uma bebida com taninos doces, fruta intensa e níveis de acidez e açúcar equilibrados. A colheita se faz manualmente. Após a fermentação em tanques de aço e, posteriormente, oito meses em barricas de carvalho, o vinho ainda passa por maturação numa combinação de 50% em carvalho francês e 50% em carvalho americano.

Na taça, apresenta coloração vermelha intensa e aromas de frutas vermelhas e escuras, como ameixas. Na boca é um vinho redondo e persistente, com toques de frutas vermelhas e café. Também tem um leve toque de baunilha proveniente do carvalho. O teor alcoólico é de 13,4%. Não sou muito de acompanhar notas de vinhos, mas vi que este rótulo (safra 2002) recebeu 90 pontos na revista Wine Spectator. Custa na faixa de R$ 40.

Abraços aos amigos Túlio e Bel pela boa companhia (com direito a planos, risos, debates acalorados, e, claro, brindes).

5 comentários

Avaliador de Vinhos disse...

Onde se encontra este vinho no Recife?

Tulio disse...

Noite daquelas que agente não quer que acabe. Nós é que agradecemos, e quanto ao vinho, continuo dizendo que sou fã dos Argentinos.

Fabiana Gonçalves disse...

Prezado avaliador, esse vinho foi um presente que veio direto da Argentina. Mas vi que aqui no Recife é vendido na Ingá, em Boa Viagem (81) 3326.3259. Abraços!

Avaliador de Vinhos disse...

Obrigado! Gosto muito de seu blog, viu?

Fabiana Gonçalves disse...

De nada, avaliador. Suas opiniões serão bem vindas :)