terça-feira, 5 de agosto de 2008

FP Ensaios Branco – 2006

Este foi um dos rótulos degustados no último final de semana, durante o curso de sommelier profissional da ABS no Recife. É um branco muito interessante, elaborado por Felipa Pato, uma das mais respeitadas integrantes da nova geração de enólogos de Portugal e filha do revolucionário produtor Luís Pato. Trata-se de um corte das uvas Bical e Arinto, cultivadas em solo calcário, na região de Beiras.

De aspecto visual límpido, brilhante e transparente, tem coloração amarelo claro com reflexos esverdeados. Na taça forma lágrimas lentas e grossas. Os aromas lembram pêssego, com um ligeiro toque de melão. Também estão presentes algumas notas minerais, como terra molhada. Na boca mostra-se seco, com corpo médio e boa acidez. Mantém as impressões do aroma, acrescentando-se um ligeiro sabor mentolado. É um vinho muito bem feito, bom para ser tomado nas épocas mais quentes, acompanhando pratos com frutos do mar. Tem 12,5% de álcool. Importado pela Porto a Porto, custa na faixa de R$ 45. À venda na internet pela Wine Store.

2 comentários

Jandy Anacleto disse...

Olá, eu sou uma enófila iniciante e adorei o seu blog.

Vc está fazendo o curso de sommelier na Nassau? Deve ser ótimo, estou inconformada até agora pq não pude ir. Gostaria muito de fazer um curso de sommelier e me aprimorar, pois eu já trabalho com vinhos a 3 anos em Campina Grande.

Quanto ao Ensaios da Felipa, ainda não tomei, mas acredito no potêncial dessa enóloga que tem inovado os vinhos portugueses.

Forte abraço!

Ps: Já que falamos de vinhos portugueses, conhece o Paulo Laureano tinto? Me surpreendeu pelo aroma e a elegância de paladar. É distribuído pela Adega Alentejana.

Fabiana Gonçalves disse...

Olá, Jandy
Em Outubro começa outra turma. Se tiver interesse, ligue para o (71) 3346-5910.

Quanto a esse vinho, prove que vc deverá gostar.

Conheço sim o Paulo Laureano. Inclusive tenho anotações sobre a degustação dele. Prometo postar depois aqui no blog.

Abraços!
Fabiana