terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Que vinho tomar na ceia de Natal?

Foto: O Globo
Na hora de decidir que vinho tomar durante a ceia de Natal, muitos ficam confusos com a variedade de opções de pratos e as suas combinações com a bebida.




Vou ser bem genérica e dar algumas sugestões simples, que podem ajudá-lo na hora da escolha. Tim-tim e feliz Natal!

Para um jantar eclético:
Suponhamos que na sua ceia tenha canapés de entrada. Sugiro espumante nacional brut ou brut rosé. Se o jantar tiver peixe, acompanhe com um branco da uva chardonnay. Para acompanhar carnes e aves, escolha um tinto versátil, como um merlot. Na sobremesa, vá de espumante moscatel.

Prato principal - Bacalhau:
Escolha um tinto português alentejano.

Prato principal - Peru:
Acompanhe com um vinho tinto leve, com pouco tanino, como um da uva Pinot Noir.

Um só vinho para todo a ceia:
Já se você quiser ficar em um só vinho (essa é a minha opção particular), sugiro um espumante brut (seco). As borbulhas e a acidez cortam a gordura da comida. Portanto, normalmente vão bem com as comilanças da ceia. Lembrando que ele não vale para a sobremesa. Prefira um moscatel ou vinho do Porto. Caso a sobremesa seja muito doce, como a rabanada, acompanhe com um vinho late harvest.

Caso tenha alguma dúvida de harmonização com o prato que vai servir, pergunte. Se der tempo, terei prazer em responder.

6 comentários

Unknown disse...

Oba! ótimas dicas. Vou seguir à risca

Gourmandisebrasil disse...

Já experimentou Bacalhau com vinho verde tinto? Uma excelente harmonização local.
bjo,
Nina.

Anônimo disse...

Obrigadooo pela ajuda viu?

Feliz Natal pra ti!

Beijo

Anônimo disse...

Fabiana
Feliz Natal e um Excelente 2009.
Abraços

Paulo Queiroz

Bruno Rodrigues disse...

Até hj não gostei de nenhum moscatel que comprei ... definitivamente... tens sugestão de algum? A dica do merlot eu uso sempre :). Acho que vou arriscar a dica do Gourmandise e tentar um vinho verde, só para inovar um pouco. Na seia anterior levei um malbec pra comer com o pernil, que foi um terror ... o pessoal aqui de casa não se animou com ele. Eu fiz errado? Na minha opinião tava bom ...

Fabiana Gonçalves disse...

Feliz Natal pra todos!

Nina, também acho ótima a combinação do verde tinto com bacalhau. Acontece que muita gente não está acostumada com a rusticidade e a potência desse tipo de vinho e, no começo, estranha. Mas é uma ótima pedida. Valeu a dica!

Bruno,
Moscatel pode incomodar pela doçura. Eu mesma não curto tomar sozinho, só acompanhado de sobremesas. Dependendo da combinação, dá uma bela levantada no espumante.
O malbec não tá errado com o pernil. Mas quer agradar na próxima? Tente um tinto alentejano de preferência. Sugestões: Montado (José Maria da Fonseca) ou Aragonês (Esporão).

Abraços!