sexta-feira, 28 de agosto de 2009

‘Concours Mondial de Bruxelles’ será realizado em Petrolina

Entre os dias 10 e 13 de setembro, a cidade de Petrolina (PE) vai sediar a sexta edição do ‘Concurso Mundial de Bruxelas – Edição Brasil – Concurso Nacional de Vinhos Finos’, coorganizado pelo belga ‘Concours Mondial de Bruxelles’ – considerado um dos mais importantes do mundo.

Um júri formado por seis profissionais internacionais atuantes na Inglaterra, Bélgica, Itália, Alemanha, Japão, Portugal e EUA, além de 15 jornalistas brasileiros especializados, irão avaliar vinhos e também destilados elaborados no Brasil. O objetivo dos organizadores é divulgar as bebidas no mercado internacional, tendo como avalistas profissionais reconhecidos internacionalmente, e obter uma avaliação real dos produtos brasileiros sob a visão de especialistas estrangeiros, com cultura e paladar diferentes dos nossos.

O Concours Mondial de Bruxelles é responsável pela parte técnica da avaliação, que traz degustações às cegas e premia apenas 30% dos rótulos participantes.

Em sua sexta edição consecutiva, são esperadas aproximadamente 200 amostras de vinhos finos do Brasil, entre espumantes, tintos, brancos e rosados, secos e doces, e cerca de 50 amostras de destilados. As medalhas concedidas são Grande Ouro, Ouro, Prata e Bronze, e seguem os critérios da Organisation Internationale de la Vigne et du Vin (OIV).

O ‘Concurso Mundial de Bruxelas - Edição Brasil’ é organizado pela revista Vinho Magazine e a Vinopres, empresa que há mais de dez anos realiza o ‘Concours Mondial de Bruxelles’. O evento conta, ainda, com o apoio do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex), do Instituto do Vale do São Francisco, do Sebrae-PE, da prefeitura de Petrolina e do Governo do Estado de Pernambuco.