quarta-feira, 13 de abril de 2011

ExpoVinis cheio de novidades este ano

A 15ª edição do ExpoVinis, maior salão de vinhos da América Latina, que acontece em São Paulo, nos próximos dias 26 a 28 de abril, está cheia de novidades. Uma delas é a Enoteca ExpoVinis, loja que venderá, de acordo com organização do evento, vinhos presentes na feira por um preço especial. Os rótulos disponíveis na Enoteca virão com o selo “Recomendado pelo Júri Top Ten”, o corpo de jurados responsável por escolher os 10 melhores vinhos do evento.

Outra inovação ficará por conta do projeto Wine Tag, que possibilitará ao público eleger os melhores rótulos do ExpoVinis Brasil. Por meio de totens espalhados pelo Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, os visitantes poderão atribuir notas e fazer comentários sobre os vinhos degustados. No final do evento, uma lista apontará os vinhos mais votados.

“Este ano são mais de 350 expositores que devem apresentar seus destaques para aproximadamente 17 mil pessoas, público esperado para os três dias do evento”, diz Domingos Meirelles, diretor da Exponor Brasil.

PRODUTORES PRESENTES - Em 2011 estreia no evento a Wines of Chile, responsável por difundir os vinhos premium chilenos no mercado mundial. A associação escolheu o evento para iniciar suas ações no Brasil.

Já os produtores brasileiros prometem uma participação histórica. No espaço do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), mais de 40 vinícolas apresentam os rótulos de três das principais regiões produtoras do Brasil: Rio Grande do Sul (Serra e Campanha Gaúcha), Santa Catarina e o Vale do São Francisco (Bahia e Pernambuco). Ainda de Santa Catarina, no espaço da Acavitis, o evento recebe os vinhos finos de altitude produzidos na Serra Catarinense. Casa Valduga, Miolo, Salton e Pizzato também apresentam suas novidades.

Com um dos maiores espaços de vinhos espanhóis no ExpoVinis, as bodegas de Castilla-La Mancha marcam presença pela quinta vez consecutiva. Coordenando a participação dos produtores argentinos, o espaço ProMendoza traz um dos grupos mais importantes: a Wines of Argentina.
ViniPortugal, AEP (Associação Empresarial de Portugal) e as Comissões Vitivinícolas das Regiões do Alentejo e Tejo representam Portugal no evento.

Produtores da África do Sul, Nova Zelândia e Alemanha também trazem suas novidades e o Pavilhão da França ocupa um dos maiores espaços do evento com as principais regiões francesas. A Itália também aumenta sua participação e traz vinícolas de consagrados terroirs como Toscana, Sicília e Piemonte. No Espaço Itália 2011, 18 renomados produtores representam as regiões de Puglia, Abruzzo, Marche e Lombardia, além da Toscana e Piemonte.

Decanter, Interfood, Malbec, Del Maipo, KMM, Hannover, Ravin, Qualimpor, Inovini, Adega Alentejana, Cantu, Obra Prima, Costazzurra e Bodegas Selecionadores de Vinho também apresentam seus lançamentos ao lado da Enoteca Fasano e Vinissimo, que participam pela primeira vez.

PERSONALIDADES - João Pires, primeiro Master Sommelier português, a enóloga argentina Susana Balbo e enólogo Emmanuel Riffaud vão apresentar degustações premium exclusivas como ‘Os Melhores Vinhos do ExpoVinis Brasil’, ‘Os Grandes Vinhos da Baron de Rothshild’ e ‘Torrontés e Uvas Aromáticas da Argentina’.

Quem tiver oportunidade, não perca o evento. É sempre uma experiência incrível.

Mais informações: www.exponor.com.br.