quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Porto Alegre, São Paulo e Rio recebem Circuito Brasileiro de Degustação

As cidades de Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro vão receber, a partir da próxima semana, o Circuito Brasileiro de Degustação. O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), vai reunir 25 vinícolas brasileiras nestas capitais, promovendo a degustação de seus melhores vinhos, espumantes e sucos de uva 100% natural e integral.

O Circuito, que não era promovido desde 2005, volta este ano com patrocínio do Sebrae e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Quatro regiões produtoras estarão representadas na ação: Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O roteiro começa no dia 24 (segunda-feira), em Porto Alegre, no Salão Nobre da Catedral Metropolitana. Na terça-feira (25), chega em São Paulo, no Festivo Eventos. Na quinta-feira (27), será a vez do Rio de Janeiro receber a iniciativa, no Salão Marlin Azul do Iate Clube do RJ.

As atividades acontecerão das 14h às 22h, nas três cidades. Das 14h às 19h, o evento é fechado para profissionais e jornalistas. A partir das 19h, o Circuito abre para o público em geral.

Este ano, a novidade é a realização de palestras com degustações temáticas. A sommelier carioca Deise Novakoski conduzirá o tema “A Diversidade dos Vinhos Brasileiros”, sempre às 20h, nas três capitais. O jornalista Marcelo Copello falará, sempre às 16h, sobre “As raridades dos Vinhos do Brasil”. Uma mesa redonda sobre os espumantes brasileiros será realizada às 18h, contando com cinco convidados locais de cada uma das capitais.

“No próximo ano, queremos levar o Circuito para outros polos de consumo de vinho e espumante no país, como o Nordeste, o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil”, garantiu o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani.

ENTRADA - O preço do ingresso é de R$ 50. O Ibravin está oferecendo 100 vagas gratuitas para consumidores de cada cidade. Para se habilitar, basta enviar um e-mail para vinhoearte@gmail.com (Porto Alegre), cintia.silva@exponor.com.br (São Paulo) e rsvp@vezestres.com.br (Rio de Janeiro).

PARTICIPANTES – De Minas Gerais, participará a Sociedade Vinícola Estrada Real. De Pernambuco, a Duccos Vinícola. De Santa Catarina, a Pericó. E o restante, do Rio Grande do Sul: Antônio Dias, Basso, Campos de Cima, Casa Valduga, Cave Marson, Cooperativa Vinícola Aurora, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Dal Pizzol, Dom Cândido, Domno do Brasil, Don Giovanni, Don Laurindo, Dunamis, Góes & Venturini, Larentis, Lidio Carraro, Miolo, Perini, Pizzato, Salton, Valmarino e Viapiana.