quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Recife recebe prova de vinhos do Dão


Alguns dos principais produtores da centenária região vitivinícola portuguesa do Dão vão desembarcar no Recife, no próximo dia 24, para apresentar os seus rótulos em um evento aberto aos enófilos da cidade, que acontecerá no Mar Hotel, em Boa Viagem, das 16h às 20h.

A degustação é organizada pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVRD) e vai trazer representantes das seguintes marcas: Álvaro Castro, Casa da Passarela, Caves Aliança, Dão Sul, FTP Vinhos, Lusovini, Quinta do Cerrado e Quinta de Lemos.

Quem acompanhará a prova de perto é o presidente da CVRD, Arlindo Cunha. Segundo ele, o mercado brasileiro ocupa atualmente terceira posição no ranking de exportações dos vinhos do Dão. “No ano passado desembarcaram no mercado brasileiro mais de um milhão de garrafas de vinho do Dão”, informou ele, destacando o aumento das vendas dos brancos.

O DÃO - Instituída em 1908 como região demarcada, o Dão integra o sistema de Denominação de Origem Controlada português, utilizado para certificar os vinhos elaborados em regiões geograficamente delimitadas e que cumprem um conjunto de regras estabalecidas. Este sistema substituiu o anterior ‘Região Demarcada’ e vigora desde 1986, quando Portugal entrou para a Comunidade Europeia.

A CVRD existe desde 1934, quando foi criada a União Vinícola do Dão, primeiro organismo corporativo da então região demarcada. Em 1987 foi feita uma reestruturação dos estatutos da União para o modelo atualmente utilizado na CVRD, que em 2008 comemorou seu primeiro centenário.

OS VINHOS - A personalidade dos vinhos resulta não apenas de uma sabedoria milenar na vitivinicultura, mas também das características naturais da região e da diversidade de castas plantadas. Além da Touriga Nacional, que imprime aos vinhos aromas furtados intensos e complexos, corpo, persistência e robustez, destacam-se as castas tintas Jaen, Aragonez (Tinta Roriz) e Alfrocheiro, e as brancas Bical, Encruzado, Malvasia Fina e Cerceal Branco.

Para participar, o enófilo interessado deve apenas enviar um e-mail confirmando sua participação para um dos endereços a seguir: