segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Livro descreve termos enológicos em seis idiomas


Por: Luciana Torreão

Para quem é um bom apreciador de vinhos, nada mais oportuno do que entender e conhecer os termos enológicos. Essa é a proposta do “Minidicionário de enologia em 6 idiomas”, de Roberta Malta Saldanha, publicado pela Editora Senac Rio de Janeiro. O livro descreve o significado de mais de 700 palavras referentes ao mundo dos vinhos em português e mais cinco idiomas.

A obra não é simplesmente um glossário de verbetes técnicos, mas também expressa os significados dos termos bem usuais como terroirs, cepas, processo de fermentação, amadurecimento, entre outros. As palavras e termos são relacionadas em ordem alfabética, com definições em português, seguindo-se de suas versões para inglês, espanhol, francês, italiano e alemão. As variações entre o inglês americano, o inglês britânico e o inglês do Canadá também são contempladas na edição.

A publicação é uma boa oportunidade para que as pessoas que frequentam eventos e ocasiões enológicas tenham uma base e um entendimento mínimo sobre o assunto sem fazer feio das rodas de conversa e degustações. Entretanto, a leitura é também recomendada para profissionais das áreas de Gastronomia e Enologia, estudantes e amantes do vinho que tenham interesse em se aprofundar sobre o assunto.

A autora revela de forma bem humorada dicas e curiosidades sobre o vinho. Roberta é Bacharel em Comunicação Social, e deu início à sua carreira na Editora Abril, onde atuou nas revistas Exame VIP, em São Paulo, e Veja Rio e Veja. É também de sua autoria o Dicionário tradutor de gastronomia em seis línguas – lançado em 2007, cuja edição revista e atualizada será lançada em breve.

SERVIÇO:
Título: Minidicionário de enologia em seis idiomas
Autora: Roberta Malta Saldanha
Editora: Editora Senac Rio de Janeiro
ISBN: 978-85-7756-197-1
Formato: 11cm x 15,5cm
Páginas: 184
Preço: R$ 35,00