terça-feira, 18 de setembro de 2012

Vale dos Vinhedos ganha Denominação de Origem


Por: Luciana Torreão

O Brasil finalmente entrou no rol dos terroirs com Denominação de Origem de Vinhos e Espumantes. O Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, foi reconhecido de acordo com parâmetros de qualidade aplicados pelas vinícolas a partir da certificação da Indicação de Procedência A D.O, cujo pedido foi deferido no último dia 11 pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

À frente dessa conquista está a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), criada em 1996. O trabalho da entidade vem ganhando força a partir de 2010, quando o pedido foi oficializado.

Segundo o presidente da Aprovale, Rogério Carlos Valduga, essa vitória vem fortalecer ainda mais a identidade dos vinhos elaborados no Vale dos Vinhedos. “O reconhecimento se deu desde 2002, quando os vinhos e espumantes das vinícolas que integram o roteiro foram os primeiros produtos brasileiros a obter uma Indicação Geográfica (IG) na modalidade Indicação de Procedência (IP)”.

A expectativa é que o mérito proporcione vantagens, tanto por parte dos produtores quanto dos consumidores, pois com isso deverá ter maior controle da qualidade da produção, desde o plantio das uvas, passando pelo processo de elaboração, até a comercialização dos vinhos. “O consumidor, quando estiver na gôndola de um supermercado, em uma loja de vinhos ou na mesa de um restaurante, ao escolher um vinho com DO Vale dos Vinhedos, vai ter a tranquilidade e a garantia da qualidade do produto daquela garrafa”, ressalta o presidente.

A partir de então, o trabalho da Aprovale será o de esclarecimento e consolidação de conceitos de IG, IP e DO, que por serem relativamente recentes no Brasil, ainda não são compreendidos pelo mercado consumidor. Ao contrário dos europeus, que já possuem entendimento na linguagem de forma simples e acessível. O Manual da Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos traz as regras da DO e os benefícios que consumidor e comunidade do Vale dos Vinhedos ganham com a certificação.