terça-feira, 12 de março de 2013

Campanha Gaúcha: Dunamis apresenta o primeiro Merlot Branco do Brasil


Já havia tido a oportunidade de conhecer os vinhos da Dunamis durante uma iniciativa promovida pela vinícola em algumas cidades brasileiras, onde alguns formadores de opinião avaliaram a qualidade dos produtos da então recém-lançada empresa (relembre aqui). Nesta viagem à Campanha Gaúcha pude provar novamente alguns rótulos da marca e experimentar algumas novidades, como um Merlot Branco.

Como já havia falado em outro post, a Dunamis não possui uma vinícola. Seus vinhos são elaborados na Cordilheira de Sant’ana. Porém, suas uvas são de vinhedos próprios. A produção total é de 70 a 80 mil litros por ano. A ideia da Dunamis é passar um conceito de exclusividade, Por isso, segundo o gerente geral da empresa, Celso Gromowski (foto), os produtos não podem ser encontrados em supermercados, por exemplo. Segundo ele, a Dunamis lançará mais uma novidade este ano: um espumante produzido pelo método Champenoise.

Confira dois destaques da degustação, realizada no Clube Campestre de Santana do Livramento:

Dunamis Merlot Branco 2012

Produtor: Dunamis.
Origem: Campanha Gaúcha, RS, Brasil.
Visual: Cor amarelo claro com tons dourados.
Olfato: Frutado, com notas de abacaxi e maçã.
Paladar: Um branco com corpo e boa acidez. O sabor é equivalente às características do nariz. Final longo.
Outras considerações: Elaborado com a uva tinta Merlot. No início da vinificação, o suco da uva é separado imediatamente das cascas, evitando a extração da cor e dos taninos. Segundo a vinícola, este é o único Merlot branco brasileiro. Foram produzidas apenas quatro mil garrafas. Tem 12% de álcool.

Classificação: Bom.
Faixa de preço: R$ 45.

Dunamis Cor 2011

Produtor: Dunamis.
Origem: Campanha Gaúcha, RS, Brasil.
Visual: Cor rubi brilhante.
Olfato: Aroma fresco, com notas de frutas vermelhas silvestres e algo mineral.
Paladar: Corpo leve. Equilibrado, fresco e com final longo. Um vinho descontraído.
Outras considerações: Tem em sua composição as uvas Merlot (50%), Cabernet Franc (40%) e Cabernet Sauvignon (10%). Sua graduação alcoólica é de 12%.

Classificação: Bom.
Faixa de preço: R$ 30