sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Don Guerino: influências italianas e argentinas dão origem a interessantes vinhos

Fotos: Jane Prado

Em uma moderna vinícola instalada desde 2007 no município de Alto Feliz, na Serra Gaúcha, são elaborados os vinhos da Don Guerino. A empresa, de estrutura enxuta, possui 50 hectares de vinhedos, de onde saem a maioria das uvas utilizadas na produção dos seus rótulos.

As primeiras videiras foram plantadas no ano de 2000. A primeira safra ocorreu quatro anos depois. Naquela época, a família Motter ainda vinificava as bebidas em uma vinícola parceira.

Atualmente, a Don Guerino produz uma linha de varietais, outra de espumantes (incluindo um brut Champenoise) e uma de reservas. Ainda possui dois vinhos gran reserva elaborados com variedades de origem italiana que vêm ganhando espaço na produção da Serra Gaúcha: Ancellotta e Teroldego. Este último ficou entre os 16 vinhos mais representativos da safra de 2013 na Avaliação de Vinhos do Brasil.

De acordo com Maicon Motter (foto), diretor comercial da empresa, a Don Guerino tem um trabalho focado em lojas especializadas, mas mesmo assim já exporta seus produtos para quatro países. A novidade para o próximo ano é o lançamento de um vinho elaborado com a uva branca emblemática da Argentina, a Torrontés – influência dos quatro anos em que o jovem enólogo Bruno Motter trabalhou em Mendoza.

Confira os comentários sobre os vinhos provados:

Don Guerino Brut Rosé 2013

Tipo: Espumante.
Produtor: Don Guerino
Origem: Alto Feliz, RS, Brasil.
Visual: Cor casca de cebola. Perlage fino e resistente.
Olfato: É um espumante alegre, com aromas florais e de morango.
Paladar: Apresenta boa acidez e cremosidade. Refrescante e levemente adocicado.
Outras considerações: Este rótulo ganhou medalha de prata no concurso Malbec al Mundo, realizado na Argentina. Elaborado 100% com a variedade Malbec pelo método charmat (fermentação em tanques de inox), tem 11,5% de álcool.

Classificação: Muito Bom.
Média de preço: R$ 32

Don Guerino Gran Reserva Teroldego 2012

Tipo: Tinto.
Produtor: Don Guerino
Origem: Alto Feliz, RS, Brasil.
Visual: Rubi brilhante.
Olfato: Fruta vermelha madura, notas tostadas e de café.
Paladar: O sabor repete as características tostadas e de fruta madura. Equilibrado e de final longo.
Outras considerações:  Elaborado com a uva de origem italiana Teroldego, amadureceu 14 meses em carvalho. Possui 13% de graduação alcoólica.

Classificação: Muito Bom/Excelente.
Média de preço: R$ 37

1 comentário

Valdemir ventura da Silva disse...

Pra mim, que sou sommelier, e tenho o prazer de ter provado todos os rótulos da Don guerino, estou muito adimirado com a qualidade dos seus : merlot, tannat e os ancellota e terodelgo..simplismente maravilhosos..