terça-feira, 12 de novembro de 2013

Acordes: nova linha super premium da Cooperativa Garibaldi

Fotos: Jane Prado

Ficou faltando eu falar aqui no blog sobre muita coisa da minha última visita à Serra Gaúcha. Como está tudo anotado e ainda fresco na memória, vou continuar compartilhando o que vivenciei no último mês de setembro.

Recomeço com este post, apresentando uma novidade da Cooperativa Vinícola Garibaldi: a linha de vinhos super premium “Acordes”, que chegará ao mercado em janeiro de 2014, no aniversário de 83 anos da empresa.

Pudemos degustar em primeira mão os três integrantes da linha, composta por um tinto elaborado com a uva Merlot, um branco feito com Chardonnay e um espumante produzido pelo método tradicional (champenoise) com as uvas Pinot Noir e Chardonnay.

Segundo o presidente da cooperativa, Oscar Ló (foto), o projeto começou em 2011. Foram elaboradas duas mil garrafas do tinto, mil garrafas do branco e mil do espumante. A intenção dessa nova linha é valorizar a marca Garibaldi trazendo produtos para consumidores mais exigentes, que já têm afinidade com o vinho. Atualmente, a empresa possui dez linhas com 74 itens. Os produtos da linha Acordes vão custar na faixa de R$ 95.

Confira as minhas impressões sobre os produtos:

Acordes Chardonnay 2012

Elaborado com uvas Chardonnay de Garibaldi e Monte Belo, Serra Gaúcha, tem cor amarelo palha com reflexos esverdeados. O nariz exibe aromas florais, de frutas tropicais e um leve tostado. Tudo bem delicado. O paladar é amanteigado, com boa acidez e um toque mineral. O final é prolongado. Amadureceu quatro meses em barricas novas de carvalho francês. Um vinho elegante, que tem 13% de álcool.

Classificação: Muito Bom/Excelente.

Acordes Merlot 2011

Sua coloração é rubi com tons violáceos, bem concentrada. O aroma é marcado por notas de frutas vermelhas maduras, eucalipto, especiarias e café. Inicialmente é um pouco alcoólico no paladar. Taninos aparentes, mas de qualidade. Corpo médio a encorpado. Estagiou 12 meses em carvalho francês novo. É um vinho que melhora bastante com a aeração. Pode evoluir com a guarda.

Classificação: Bom (deve melhorar com a guarda).

Acordes Espumante Champenoise

Espumante extra brut elaborado com 70% de Chardonnay e 30% de Pinot Noir, através do método clássico. Ficou 24 meses em contato com as leveduras, tendo o seu dégorgement sido realizado em julho passado. Tem cor é amarelo palha, com bolhas intensas e persistentes. O aroma traz maçã verde em abundância, além de um toque de fermento. O paladar é cremoso, de boa acidez e persistente. Uma bebida fina, elegante. Tem 13,5% de álcool.


Classificação: Muito Bom.