segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Festival Gastronômico promove intercâmbio de sabores em Pernambuco

O Festival Gastronômico de Pernambuco, evento que faz parte do calendário oficial do Governo do Estado, realiza entre os dias 20 a 23 de novembro, a etapa restaurantes, com o tema Gastronomia Brasileira: Aromas e Sabores. Durante o evento, as casas envolvidas recebem chefs convidados. Este ano, a  novidade é que os profissionais vão atuar apenas um dia em cada restaurante e o cardápio oferecido aos clientes será exclusivamente o do chef convidado.

“Esta foi a forma que encontramos de valorizar ainda mais a vinda do chef a Pernambuco e permitir que os clientes dos restaurantes possam degustar pratos servidos em todo o Brasil”, explica o chef César Santos, um dos organizadores do evento.

Participarão desta edição um total de 20 restaurantes, localizados nas cidades do Recife, Olinda em Fernando de Noronha. Lembrando que a maioria dessas casas contam com boas cartas de vinho.

O evento teve início no mês de outubro, com a primeira etapa destinada a aulas gratuitas de chefs pernambucanos. Nesta segunda etapa, os restaurantes do Recife e Olinda foram divididos em dois grupos para a realização dos jantares que ocorrem nos dias 20/11 (quarta) e 21/11 (quinta). Apenas o restaurante do Senac é que receberá para almoço no dia 21.  Já em Fernando de Noronha, os  jantares acontecem nos dias 21, 22 e 23/11, sendo um dia em cada casa participante.

BOA LEMBRANÇA - Os colecionadores dos pratos da Boa Lembrança terão a oportunidade de adquirir uma nova e exclusiva cerâmica nesta edição. As casas associadas estarão disponibilizando a cerâmica alusiva ao evento para aqueles que optarem pelo menu completo.

O Festival Gastronômico de Pernambuco conta com o patrocínio do Governo do Estado de Pernambuco, Secretaria de Turismo, Empetur, Sebrae, Prefeitura do Recife, Hiper Bompreço, Senac e Natto. Apoiam esta iniciativa a Dam Roupas Profissionais, Vinhos Rio Sol, Shopping Tacaruna, Fundarpe, Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, Secretaria de Cultura, Tramontina, Devassa e Prefeitura de Olinda.

Confira os participantes:

Jantar | Dia 20/11

Anjo Solto - Paulo Machado (Instituto Paulo Machado – MS)
Beijupirá Olinda - Paulão (Alvorada – RJ)
Chiwake - Roberto Bento (Bistrô d´Acampora – SC)
HotSpot - Gui Bonfim (Gui Bonfim  Haute Gourmandise & Douceurs – SP)
Just Madá  - Kátia Barbosa (Aconchego Carioca – RJ)
La Comedie - Marcílio Galeano (Jojô Cozinha Contemporânea – MS)
Mingus - Fábio Pontes (Divino – MG)
Nez Bistrô Casa Forte - Dani Martins (Lá em Casa – PA)
Ponte Nova - Paquito (Parador Valença – RJ)
Wiella Bistro - Jonatas Moreira (Akuaba – AL)
Kojima - Jaime José Barcellos (Ostradamus - RS)

Almoço | Dia 21/11

Senac - Volkmar Wendlinger (Casa da Suiça – RJ)

Jantares | Dia 21/11

Maison do Bomfim - Tereza Paim (Terrero Bahia – BA)
Oficina do Sabor - Andréa Tinoco (Rancho Inn – RJ)
Patuá - Joanna Gallo (Quadrucci Buzios – RJ)
Quina do Futuro - Wanderson Medeiros (Picuí – AL)
Nez de Boa Viagem - Pamela Tello (chef consultora – ES)

Jantares | Fernando de Noronha | Dias 21, 22 e 23/11

21/11 - Varanda - Mônica Rangel (Gosto com Gosto –RJ)
22/11 - Xica da Silva - Alex Sotero (Chef consultor – SP)
23/11 - Pousada de Zé Maria - Alexandre Merino (Sharin – RS)