segunda-feira, 5 de maio de 2014

Real Companhia Velha: da demarcação do Douro ao drink 'Portonic'

Nascida em 1756, a Real Companhia Velha é a empresa em operação mais antiga de Portugal. O fundador foi o Marquês de Pombal, que um ano depois demarcou a região dos vinhos do Douro. A instituição surgiu para combater o monopólio dos ingleses no mercado do Vinho do Porto e, por mais de um século, funcionou como organismo regulamentador e de promoção do setor. Tanto é que pesquisadores costumam dizer que “a história da Real Companhia Velha é, praticamente, a história do Vinho do Porto”.

Participei de uma degustação dos vinhos da marca conduzida pelo seu proprietário, Pedro Silva Reis (foto abaixo), durante um jantar harmonizado realizado no restaurante Rui Paula, no Recife. A iniciativa foi da distribuidora pernambucana Atacamax, em parceria com a importadora Barrinhas.


Pedro explicou que a Companhia possui seis propriedades, todas na região do Douro (Carvalhas, Cidrô, Aciprestes, Casal da Granja, Síbio e Corval), como produção total anual de oito milhões de garrafas. O Brasil se destaca como o seu segundo principal mercado fora da Europa.

Durante todos esses anos, a empresa não se restringiu à elaboração de Vinhos do Porto. Ela passou a produzir brancos e tintos em vários estilos, dos frescos e despojados aos complexos e longevos, além de inovar com produtos como o seu Royal Oporto Rosé, pensado para o público jovem, que gosta de consumir drinks [provei um Portonic (Porto  + água tônica + gelo + folha de hortelã) feito com este vinho e achei super delicado e refrescante.


Confira as avaliações dos vinhos degustados:

Evel Douro DOC Branco 2012

Elaborado com as castas Viosinho, Rabigato, Fernão Pires e Moscatel, mostra uma bela coloração amarelo palha com reflexos dourados. Aromático, traz no buquê notas florais e de frutas brancas. Paladar encorpado, untuoso e persistente. Tem 13% de álcool.


Classificação: Muito Bom.

Carvalhas Douro DOC Branco 2011

Feito com as variedades Viosinho, Rabigato e Codega, tendo permanecido oito meses em carvalho no final da fermentação. Sua cor é amarelo dourado e os aromas remetem a frutas brancas, junto com notas minerais e tostadas. Possui bom corpo. O sabor traz de volta as frutas e o tostado sentidos no nariz. Final longo e agradável. A graduação alcoólica é de 13%.


Classificação: Muito Bom/Excelente.

Evel Tinto Douro DOC Reserva 2008

Touriga Nacional, Touriga Francesa, Tinta Roriz e Tinto Cão compõem este vinho, que amadureceu 18 meses em carvalho. A cor é rubi brilhante e no olfato traz notas de frutas vermelhas frescas, café e baunilha. Paladar equilibrado, de médio corpo, com um toque de chocolate. Apresenta 14% de álcool.


Classificação: Bom/Muito Bom.

Carvalhas Douro DOC Tinto 2011

Ícone dos vinhos do Douro feitos pela Companhia, é elaborado com cerca de 20 diferentes variedades de uvas proveniente de vinhas com cerca de 100 anos de idade. A coloração violácea ainda denota jovialidade, demostrando o quanto este vinho tem capacidade de envelhecer. O aroma envolve mentol, frutas vermelhas frescas, erva doce e caramelo. Leve, fresco e equilibrado, tem ótima complexidade no paladar. Sua graduação alcoólica é de 14,5%. Amadureceu 16 meses em carvalho francês.


Classificação: Excelente/Excepcional.

Royal Oporto 10 anos

Elaborado a partir das castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca e Tinto Cão, tem 10 anos de descanso em barris de carvalho. Sua coloração é granada e o aroma recorda frutas secas, amêndoas e especiarias. Paladar cremoso, com sabor especiado e de ameixas secas. Possui 20% de álcool.


Classificação: Excelente.  

Grandjó Late Harvest 2007

Preparado com uvas Sémillon botritizadas (afetadas pelo fungo causador da “podridão nobre”, que origina vinhos doces de qualidade), o vinho estagiou 12 meses em carvalho. Sua coloração é dourada e o aroma exala notas de mel e amêndoas. Na boca é untuoso, de doçura delicada e boa acidez. O sabor repete as impressões do nariz. A graduação alcoólica é de 12%.


Classificação: Muito Bom.

SERVIÇO:
Vinhos Real Companhia Velha
Importador: Barrinhas
Distribuidor no Recife: Atacamax (Rua do Brum, 269 | Bairro do Recife Antigo. Fone: (81) 3419.0103 | atacamax@atacamax.com.br