sexta-feira, 27 de junho de 2014

Conheça o vinho paranaense que vem surpreendendo em competições

Em 2008, logo no início deste blog, tive a oportunidade de conhecer alguns produtos da vinícola paranaense Franco Italiano. Um dos rótulos elaborados por eles que me agradou bastante foi o Censurato Cabernet Sauvignon 2005 (relembre aqui). Fiz uma avaliação bastante positiva do vinho, embora ele não tivesse conquistado ainda nenhuma premiação ou tivesse alguma distinção pública. Pois bem. Logo em seguida, o vinho foi agraciado com medalha de ouro no IV Concurso Internacional de Vinhos do Brasil.

Esta semana, provei a safra de 2011 do mesmo vinho e fiquei feliz em constatar que o padrão foi mantido. O Censurato é um belo vinho brasileiro de uma região ainda desconhecida no cenário vinícola do país.

Confira a avaliação:

Censurato Reserva Cabernet Sauvignon 2011


Tipo: Tinto.
Produtor: Franco Italiano.
Origem: Colombo, Paraná, Brasil.
Visual: Rubi claro e brilhante.
Olfato: Agradável mistura de notas florais, de cereja, baunilha, cassis, frutas secas e especiarias.
Paladar: Envolvente, é um vinho macio, com bom corpo e final prolongado. O sabor traz de volta as sensações percebidas no olfato.
Outras considerações: Elaborado exclusivamente com uvas Cabernet Sauvignon, estagiou 12 meses em carvalho francês. Tem 13% de álcool. A produção é limitada a menos de 3 mil garrafas.

Classificação: Excelente.
Média de preço: R$ 40 (www.francoitaliano.com.br)