segunda-feira, 2 de junho de 2014

Les Hauts de Smith Blanc 2011 (CBE#)

O tema deste mês da Confraria Brasileira de Enoblogs (CBE) foi sugerido pelo confrade Victor Beltrami (Balaio do Victor), que fez a seguinte pedida: "um vinho branco, de qualquer casta e país, com passagem por carvalho".

A minha escolha foi uma das melhores dos últimos tempos: o Les Hauts de Smith Blanc 2011. Trata-se de um vinho que experimentei pela primeira vez no ano passado, durante uma visita ao Château Smith Haut Lafitte, um dos Grand Cru Classé de Bordeaux. A safra que tomei naquela ocasião foi a de 2010, elaborada com Sauvignon Blanc (90%), Semillón (5%) e Sauvignon Gris (5%), com fermentação em madeira. Trouxe para casa a safra 2011, bastante recomendada. Esta última foi feita apenas com a uva Sauvignon Blanc, também com fermentação em carvalho. Um primor de vinho!

Confira a avaliação:

Les Hauts de Smith Blanc 2011


Tipo: Branco.
Produtor: Château Smith Haut Lafitte.
Origem: Pessac-Léognan, Bordeaux, França.
Visual: Cor verde limão.
Olfato: Excelente gama aromática, de intensidade média a pronunciada. Num primeiro momento aparecem notas cítricas, frutadas (lichia e pêssego) e florais (jasmim). Depois surgem outras camadas de aromas, com toques minerais, de especiarias, ervas e leite.
Paladar: De médio corpo, cremoso, elegante. Marcado pela boa acidez, integração da madeira e final prolongado. Os sabores reproduzem a riqueza e a intensidade do nariz.
Outras considerações: Elaborado 100% com a variedade Sauvignon Blanc. Sua fermentação ocorreu em barris de carvalho (50% novos). Ficou em contato com as borras durante dez meses.

Classificação: Excelente/Excepcional.
Média de preço: 63,00 € (na França)