terça-feira, 22 de julho de 2014

Alto Uxmal: um estilo alternativo de Malbec

Conheci este vinho semana passada, durante viagem à Argentina, e fiquei surpresa com a sua qualidade. É elaborado pela Bodega Uxmal, do renomado produtor argentino Nicolás Catena Zapata, que tem como proposta elaborar vinhos ricos e cheios de personalidade, que estejam entre os melhores do mundo em sua faixa de preço.

Proveniente de vinhedos jovens de altura plantados aos pés da Cordilheira dos Andes (Finca Tilia), uma das particularidades do Alto Uxmal Malbec é a ausência total de madeira na sua elaboração. A ideia mostrar o máximo das características frutadas da uva Malbec, ao mesmo tempo em que carrega uma estrutura elegante, complexa e distinta dos demais vinhos feitos com esta casta. E conseguiu. Confira a avaliação:


Alto Uxmal Alternative Style Malbec 2011

Tipo
: Tinto.
Produtor: Bodega Uxmal.
Origem: Mendoza, Argentina.
Visual: Rubi intenso, brilhante.
Olfato: Delicado, exala notas de frutas vermelhas frescas, floral, mentol e especiarias.
Paladar: Muito macio e elegante, tem médio corpo e sabor que remete às características do olfato, trazendo ainda toques de cassis e café. Final prolongado e agradável.
Outras considerações: As uvas usadas neste vinho são 100% Malbec, cultivadas na região de Tupungato, em Mendoza. Como havia dito anteriormente, a bebida não tem estágio em carvalho. Sua graduação alcoólica é de 13,5%;

Classificação: Excelente.
Média de preço: Na Argentina, na faixa de 80 pesos.