sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Hospital na França vai inaugurar bar de vinhos para pacientes

Que os franceses acreditam nos benefícios do vinho para a saúde todo mundo já sabia. O impressionante é a iniciativa tomada pelo Hospital Universitario Clermont-Ferrand, na França. A unidade de saúde quer animar a vida cotidiana difícil dos seus pacientes inaugurando um bar de vinhos dentro de seu espaço.

O objetivo novidade é “reumanizar a vida dos pacientes fazendo mais agradável seu viver diário e dando a eles o prazer de convidar e ser convidados”, explicou a chefe do serviço de terapia paliativa do hospital, a doutora Virginie Guastella.

Os funcionários do hospital receberão treinamento especial de um antropólogo social sobre como lidar com pacientes que vêm para o bar.

“Os pacientes em terapia paliativa não estão todos em fase terminal”, informa a doutora. “Alguns perderam o gosto e muitos são anoréxicos”, informa a doutora, para quem a abertura do bar de vinhos permitirá também às famílias dos pacientes viver com eles momentos agradáveis de intercambio em um espaço “medicamente demarcado”.

“É um pequeno detalhe que pode fazer toda a diferença”, explica a médica.

Uma adega está prevista para conservar as garrafas de vinho, que espera poder oferecer bons rótulos, tais como os do Pomerol, aos pacientes e seus visitantes.

Com informações da AFP.