quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Tinto Uruguaio ganha Copa do Mundo de vinhos promovida pelo Hotel Village

“Como teria sido o resultado da Copa de 2014 se os países estivessem disputando com seus vinhos?”. Essa foi a proposta da degustação ‘Taças do Mundo’, conduzida pelo jornalista e degustador internacional Eduardo Viotti (foto abaixo), durante o Village Wine & Gourmet Week. O evento aconteceu na última semana, no Hotel Village, em Porto de Galinhas (PE), reunindo enófilos de diferentes partes do Brasil interessados em comer bem e degustar bons vinhos num cenário paradisíaco.


A degustação foi dividida em etapas, com sorteio de chaves e processo de eliminação durante as competições. O júri foi formado por jornalistas e por hóspedes que compraram o pacote especial para o evento.

Foram realizadas disputas classificatórias com seis degustações comparativas. Os vinhos competidores foram os seguintes:

- Espumante Pedrucci Milesime (Brasil)
- Cava Don Roman Brut Branco (Espanha)
- Champagne Deutz Brut Classic (França)
- Weingut Heinz Pfaffmann Riesling Trocken (Alemanha)
- Ironstone Reserva Chardonnay Murphys (Estados Unidos)
- Bertarose Rosato (Itália)
- Mitolo Jester Shiraz (Austrália)
- Carlos Montes Tannat Crianza (Uruguai)
- Nederburg Winemaster’s Reserve Pinotage (África do Sul)
- Viña Casablanca Cefiro Reserva Carmenere (Chile)
- Nieto Senetiner Malbec DOC (Argentina)
- Porto Messias White Dry (Portugal)

Na semifinal, seis vinhos se destacaram. As amostras foram a dos EUA, Chile, Espanha, Portugal, Uruguai e Brasil. Destes, três concorreram a grande final:


- Cava Don Roman Brut Branco (Espanha)
- Ironstone Reserva Chardonnay Murphys (Estados Unidos)
- Carlos Montes Tannat Crianza (Uruguai)

O vinho que alcançou a maior pontuação foi o uruguaio, dando um resultado surpreendente à competição.


Tudo foi feito de caráter lúdico, mas seguindo fichas usadas para pontuações em concursos internacionais. Foram dados prêmios aos que mais se aproximaram dos resultados ideais da avaliação e também para os que deram as notas mais altas e as mais baixas aos vinhos provados.


VILLAGE WINE & GOURMET WEEK – Este foi o segundo ano do evento, que agora já faz parte do calendário anual das programações do hotel Village Porto de Galinhas. Nestas duas edições, a curadoria do evento foi de Eduardo Viotti e contou com a participação do chef italiano Augusto Piras (foto abaixo). 


Este ano, foram oferecidos jantares temáticos com a culinária da Itália, Portugal e França. A programação também incluiu degustações à beira mar, na piscina e oficinas com chefs boulangers (na foto acima).

SERVIÇO: