terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Documentário imperdível no Netflix: ‘Um ano na Borgonha’

Atenção, enófilos de plantão! Já está disponível no Netflix o documentário ‘Um ano na Borgonha’ (A Year in Burgundy). O filme retrata os bastidores da safra de 2011 em uma das mais encantadoras regiões vinícolas do mundo: a Borgonha, na França.


Dirigido pelo britânico David Kennard (o mesmo de Mondovino), o longa mostra a história de sete produtores da região, acompanhada de perto pela francesa Martine Saunier, respeitada comerciante de vinhos estrangeiros nos Estados Unidos.

O filme acompanha todas as fases da produção do vinho, trazendo à tona a intimidade dos vinicultores e suas famílias, a rotina de trabalho, os momentos de apreensão e o amor pelo ofício.

Uma das personagens entrevistadas é a Madame Lalou Bize-Leroy (Domaine de La Romanée-Conti e Domaine Leroy). Considerada a rainha da Borgonha, ela conta no documentário alguns “segredinhos” que utiliza no vinhedo.

Segundo o diretor, “Um ano na Borgonha” é exatamente o oposto de ‘Mondovino’. “Eu não tenho uma mensagem que quero transmitir. É muito mais próximo de ‘Sideways’”.

Vale a pena conferir. Eu assisti e adorei.

3 comentários

Flávio Jr. disse...

Vc assistiu o documentário em que Netflix ? Sou assinante da netflix Brasil e não existe nenhum filme / documentário chamado "Um ano na Borgonha"

Fabiana Gonçalves disse...

Olá, Flávio. Já devem ter tirado da programação. Tb procurei novamente e não achei. Mas tem outro interessante sobre vinhos que ainda está por lá. Chama-se "Somm".

Robson Sanguiné disse...

Acabei de ver esse documentário, está no Netflix com o título em inglês "A Year in Burgundy".
Muito bom.