quarta-feira, 6 de maio de 2015

Il Pastifício resgata as raízes da comida artesanal italiana

Conheci há alguns dias um lugar muito bacana no Recife. Localizado em Boa Viagem, o Il Pastifício é uma casa que tem como proposta oferecer massas, molhos, antepastos, sopas e outros produtos artesanais, preparados pelo chef italiano Paolo Cacitti, e também comercializar vinhos de diversas regiões daquele país.


São várias opções para o cliente levar para casa, tudo preparado com ingredientes selecionados, como a farinha de trigo legitimamente italiana. Mas quem quiser provar a culinária de Paolo Cacitti na própria loja, o espaço conta com uma simpática cantina, aberta para o almoço. O chef comanda o estabelecimento junto com sua esposa, Giovanna (na foto abaixo, com Paolo).


Entre algumas delícias que provei por lá, indico o Bacalhau alla Vicentina (foto abaixo), Lasagnette ai Frutti di Mare e Risoto al Barbaresco e Salsiccia. Outro prato interessante é a Torta Pasqualina, torta salgada que se come durante a Páscoa na Itália - uma espécie de massa folhada com ricota, parmesão e ovo. Para a sobremesa, experimente o tradicional Tiramisu.


Os pescados e frutos do mar caem bem com o vinho branco Cortese Alto Monferrato La Viola. Os demais pratos combinam com um tinto “coringa”, como o Chianti Poggio Capponi.


Falando de vinhos, a casa oferece uma boa gama de rótulos, entre espumantes, tintos e brancos. Um dos destaques é o Sasso di Sole Brunello di Montalcino. Outra boa pedida é o Cantina Rasore Barbaresco Torrato. Mas a carta também conta com opções para o dia a dia, como o Rasore Terre Siciliane Nero d'Avola IGT, Orme Nero di Troia Puglia IGT, Campo del Sole Sangiovese Superiore di Romagna e Les Caves du Roi Garganega Chardonnay Veneto IGT, entre outros.

SERVIÇO:

Il Pastificio
Rua Carlos Pereira Falcão 184, Boa Viagem, Recife, PE.
Fones: (81) 3325-9453
www.ilpastificio.com.br