sábado, 1 de agosto de 2015

Old Adam Shiraz 2009 (#CBE)

Este mês foi a minha vez de escolher o tema da Confraria Brasileira de Enoblogs (CBE). Por gostar bastante da variedade Syrah, mas tomar poucos varietais feito com esta variedade no dia a dia, resolvi fazer a seguinte pedida aos confrades: “um vinho elaborado 100% com a uva Syrah/Shiraz, de qualquer nacionalidade e faixa de preço”.

A minha escolha particular foi de um vinho Premium da vinícola australiana Bremerton, comandada pela talentosa enóloga Rebecca Wilson. Confira as impressões:


Tipo: Tinto.
Produtor: Bremerton.
Origem: Langhorne Creek, Austrália.
Visual: Mostra sinais de evolução na sua cor granada. Lágrimas abundantes.
Olfato: Potente e complexo, assim como o conjunto do vinho. O ataque inicial é bastante alcoólico. É preciso deixá-lo respirar para que os seus variados aromas surjam de maneira clara e prazerosa. É possível identificar frutas vermelhas em compota, floral, alcaçuz, pimenta do reino e mentol.
Paladar: Volumoso e intenso, exibe notas de café, pimenta, couro, tabaco, especiarias, coco e chocolate. Apesar de potente, é um vinho com taninos de qualidade, bem estruturado. Final persistente e apimentado.
Outras considerações: A fermentação de diferentes parcelas de Shiraz acontecem em cubas abertas. Depois são postas para estagiar em carvalho americano. As mais marcantes vão para para uma nova maturação, resultando no total de 24 meses em barricas francesas novas antes do blend final. Tem 15%. É um vinho que vai muito bem com carnes vermelhas, especialmente cordeiro.

Classificação: Excelente.
Média de preço: R$ 178 [em breve, no www.finaadega.com.br