segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Vinhos brasileiros mais representativos da safra 2017 serão conhecidos em setembro


Falta apenas uma fase para que sejam conhecidos os vinhos mais representativos da safra de 2017 no Brasil. Num ritual que segue normas internacionais, um grupo de 118 enólogos degustou, este mês, 327 amostras de vinhos inscritas por seis estados brasileiros (BA, MG, PR, RS, SC e SP). O resultado será conhecido na última etapa da avaliação, que ocorre no dia 23 de setembro, em Bento Gonçalves (RS), quando um público de 850 pessoas se reúne no Parque de Eventos da cidade para a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo.

As degustações iniciais foram realizadas em Bento Gonçalves, no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, responsável pela coordenação técnica do evento. Os enólogos foram divididos em oito grupos. Cada grupo degustou por dois dias amostras em todas as categorias: branco fino seco aromático, branco fino seco não aromático, tinto fino seco, tinto fino seco jovem e base para espumante.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Enologia(ABE), Edegar Scortegagna, a diversidade representada nesta edição permite avaliar o terroir de cada região e que variedades melhor se adaptam a cada uma. “O Brasil é muito grande e o número de regiões produtoras também, cada uma com sua potencialidade, o que é muito bom”, ressaltou ele.

A 25ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2017 superou os números das quatro últimas edições. No dia 23 de setembro, o público inscrito poderá degustar 16 amostras selecionadas entre as 30% mais representativas da Safra 2017.


Para participar da experiência, os interessados deverão se inscrever no site www.enologia.org.br. O período para as inscrições abre dia 29 de agosto, às 8h30. O investimento para associado da ABE é de R$ 250. Não associados pagam R$ 310.