quarta-feira, 9 de maio de 2018

Brasil torna-se o principal mercado de vinhos do Alentejo


Superando todas as expectativas, o Brasil ultrapassou Angola e agora lidera a lista de importação de vinhos do Alentejo, ultrapassando a marca de 3,5 milhões de litros em 2017. Os dados são da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA). Com faturamento superior a 11milhões de euros, o mercado brasileiro representa 17,9% do mercado global da Comissão.

Maria Amélia Vaz da Silva, responsável pelo Marketing dos Vinhos do Alentejo no mercado brasileiro, estima ainda um crescimento de 3%, até o fim de 2018 no consumo de vinhos da região do Alentejo no país.

Entre os cinco principais importadores de vinhos do Alentejo estão o Brasil, Angola, Estados Unidos, Suíça e China, que representaram 59% do valor exportado.

Francisco Mateus, presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana ressalta que os bons resultados são frutos de um constante trabalho da CVRA pela busca da melhor qualidade. 

"Valorizamos muito o crescimento do preço médio na exportação, pois isso demonstra o reconhecimento da qualidade dos vinhos e a disposição dos importadores e consumidores internacionais em pagar mais por cada garrafa de vinho da região do Alentejo”.

Em Portugal, os vinhos alentejanos têm conquistado também relevância de forma crescente. Em 2017 a região representou 21% na exportação dos vinhos DOC e Regional.