segunda-feira, 10 de março de 2008

No calor do Nordeste, como conservar?


No período de um ano, no clima do nosso Nordeste, um vinho envelhece como se estivesse guardado três anos na adega. Portanto, não é interessante deixar tanto tempo um vinho armazenado em condições não ideais.

Para quem não possui adega climatizada é importante procurar guardar os vinhos em local com pouca luz, seco e, se possível, sem vibração. Outro detalhe importante é manter as garrafas deitadas para evitar o ressecamento das rolhas, o que pode permitir a entrada de oxigênio, danificando o vinho.

E na hora de servir? Muita gente coloca o vinho no freezer para que ele chegue rapidamente na temperaura ideal, mas isso não é muito legal. O ideal é abrir o vinho em temperatura natural e mergulhá-lo em um balde de gelo, deixando-o por dez minutos. Quem usa essa técnica é o jornalista e comentarista de vinhos Renato Machado. Ele vai além da minha dica e ainda recomenda: “Sugiro que, depois de dez minutos, o anfitrião derrube o gargalo no próprio copo e volte a garrafa para o balde, esperando mais um ou dois minutos, para depois começar a servir. O vinho está na temperatura”. Taí uma técnica legal.

1 comentário

rlobope disse...

não sabia dessa técnica...
adorei, muito bom.