segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Só deu Ouro para os espumantes nacionais no 10º Concurso do Espumante Brasileiro

DE GARIBALDI (RS)

Fotos: Jeferson Soldi

A sexta-feira, dia 20 de outubro de 2017, revelou algo que há algum tempo já vem sendo atestado nas taças não só do Brasil mas de todo o Mundo: o espumante brasileiro vale Ouro. Nesse dia foi divulgado o resultado da 10º edição do Concurso do Espumante Brasileiro, realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE).


Trata-se da maior edição da história da competição, com 308 amostras inscritas, produzidas por 80 vinícolas. Foi ainda a primeira vez onde todos os classificados entre os 30% melhores de cada categoria alcançaram pontuação correspondente a Medalha de Ouro, ou seja, de 88 a 91 pontos.

Participaram espumantes elaborados por vinícolas de sete estados brasileiros, sendo eles: Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, mostrando a diversidade e versatilidade do produto.

AS DEGUSTAÇÕES 

O júri, do qual honrosamente pude fazer parte, foi formado por 53 profissionais, entre enólogos, sommeliers e jornalistas especializados, que se revezaram em dois dias de degustações, na Câmara da Indústria e Comércio de Garibaldi (CIC).


Os espumantes foram degustados às cegas, envolvendo as categorias espumantes de segunda fermentação (charmat e tradicional) e espumantes de primeira fermentação (moscatéis). O concurso seguiu as normas da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE).


Por acompanhar de perto o processo, posso atestar a seriedade do trabalho e o nível de eficiência alcançado pela organização do Concurso. Desde o serviço da bebida até a contagem eletrônica dos votos seguem um padrão compatível ao das maiores e mais importantes competições do gênero no Mundo.

"O espumante brasileiro atingiu um alto nível, onde não podemos nos permitir cometer erros", enfatizou o presidente da ABE, Edegar Scortegagna (foto abaixo), lembrando que o local para a realização da competição não poderia ser outra além da cidade de Garibaldi, considerada a "Capital do Espumante Brasileiro".


FENACHAMP

Por falar em Garibaldi,  a programação do concurso integrou a programação da Fenachamp 2017, uma deliciosa feira onde a estrela principal é o espumante produzido na região. A iniciativa também envolve gastronomia, música e uma série de eventos paralelos, que atraem turistas e impulsionam a economia local. Este ano, a Fenachamp começou no último dia 05 e vai  até o dia 29/10, sempre às sextas, sábados e domingos.

PREMIAÇÃO

A divulgação dos resultados e entrega das medalhas aos vencedores do 10º Concurso do Espumante Brasileiro ocorreram em um coquetel realizado no CTG Sentinela da Serra. Seguindo o formato da edição anterior, a competição concedeu uma distinção especial aos espumantes que se sobressaíram nas suas categorias. Este ano, o prêmio homenageou Cleber Andrade, ex-presidente da ABE e um dos enólogos mais marcantes que o Brasil já teve.


O Destaque Cleber Andrade foi entregue a seis espumantes, um em cada categoria. Para isso, ao final do concurso, foi realizada uma degustação de preferência entre os produtos que conquistaram Medalha de Ouro e melhores medianas, a fim de destacar a preferência dos jurados.

Para mim, a parte mais difícil da degustação, devido ao alto padrão de qualidade das amostras a serem avaliadas. No caso de minha mesa, as amostras analisadas foram as de espumante brut elaborados pelo método tradicional. Simplesmente todas muito boas!


Confira a lista dos Destaques de 2017:

DESTAQUE ESPUMANTE BRUT MÉTODO TRADICIONAL
Monte Paschoal Dedicato Espumante Champenoise Brut 2012 - Basso Vinhos e Espumantes

DESTAQUE ESPUMANTE BRUT CHARMAT
Ponto Nero Espumante Brut - Domno do Brasil

DESTAQUE ESPUMANTE BRUT ROSÉ
Cave Amadeu Espumante Brut Rosé - Vinícola Geisse

DESTAQUE ESPUMANTE EXTRA BRUT E NATURE
Don Guerino Cuvée Espumante Extra Brut - Don Guerino Vinhos Finos

DESTAQUE ESPUMANTE DEMI-SEC
Conde de Foucauld Espumante Demi-Sec Branco – Cooperativa Vinícola Aurora

DESTAQUE ESPUMANTE MOSCATEL
Monte Paschoal Espumante Moscatel Rosé- Basso Vinhos e Espumantes

Consulte aqui a lista completa dos vencedores do do 10º Concurso do Espumante Brasileiro.