terça-feira, 1 de abril de 2014

Viña Ardanza Reserva Especial 2001 (#CBE)

Apreciei bastante o tema de abril da Confraria Brasileira de Enoblogs (CBE), proposto pelo confrade Luiz Cola. A sua sugestão para comentarmos neste primeiro dia do mês foi de vinhos evoluídos, com pelo menos dez anos de idade.

Aproveitei para falar de um belíssimo vinho, de uma safra especial, que tomei por esses dias em uma degustação entre amigos, na creperia e bar Anjo Solto, onde temos nos reunido com frequência para provar bons vinhos e trocar informações sobre o tema. Confira:


Tipo: Tinto.
Produtor: La Rioja Alta.
Origem: Rioja, Espanha.
Visual: Cor rubi bem clara, límpida e transparente.
Olfato: De extrema complexidade, revela notas de frutas vermelhas do bosque, como morango e framboesa; casca de laranja; especiarias; baunilha, chocolate e mentol.
Paladar: Bem estruturado, com taninos macios. Corpo leve. Fruta bem presente, junto com algumas das nuances percebidas no olfato. Final longo e prazeroso.
Outras considerações: É de uma safra considerada excelente na região. Além de 2001, somente nas safras de 1964 e 1973 o rótulo deste vinho saiu com a classificação de “Reserva Especial”. Produzido com 80% de Tempranillo e 20% de Garnacha, amadureceu 36 meses em carvalho americano. Graduação alcoólica de 13,5%.

Classificação: Excepcional.
Média de preço: R$ 250 a R$ 300.