quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Trabun Syrah 2009 (CBE#)

Setembro chegou e com ele mais um vinho da Confraria Brasileira de Enoblogs (CBE) provado. O tema do mês foi sugerido pelo confrade Evandro Vanti (Blog Vinhos que Provo). Sua pedida foi “um Syrah/Shiraz do novo mundo, sem limite de preço”.

O vinho escolhido por mim é de um produtor que integra o Movimento dos Vinhateiros Independentes do Chile (MOVI): o Trabun. Quem está à frente do projeto é o enólogo Sergio Avendaño Rojas. Apaixonado por música, ele atua como baterista quando não está em meio às videiras e aos vinhos. Este Syrah já alcançou altas pontuações nas avaliações internacionais, como 94 pontos na The Wine Advocate de Robert Parker, na safra 2009. Mas isso não vem ao caso. O que importa é que o vinho é realmente bom! Confira minha avaliação a seguir.


Tipo: Tinto
Produtor:
Trabun.
Origem: Vale de Cachapoal, Chile.
Características: De cor rubi intensa e profunda, o vinho mostrou-se bem aromático, ressaltando notas de frutas vermelhas e negras maduras, florais, de especiarias e fumo. Paladar encorpado, com ótimo equilíbrio entre taninos e acidez. Macio, envolvente e de final prolongado, traz no sabor características semelhantes às sentidas no nariz. Tem 14% de álcool.

Classificação: Excelente.
Média de preço: No Chile, 12 mil pesos (cerca de R$ 57). No Brasil, por volta de R$ 220 (importado pela La Charbonnade).