quarta-feira, 24 de julho de 2013

Os vinhos da família Mandela

Tive o prazer de participar mais uma vez da ação Winebar, que envolve degustações virtuais ao vivo com participação de formadores de opinião de todo o Brasil. A de ontem à noite trouxe os vinhos sul-africanos House of Mandela, projeto supervisionado pela primeira filha do líder político Nelson Mandela.

Parte do lucro obtido com a venda dos vinhos é doada para a instituição House of Mandela. O intuito é de melhorar a vida das comunidades atingidas pela pobreza na África, ofertando-lhes trabalho, dando assistência às áreas de educação, saúde, agricultura e energia alternativa, bem como patrocinando um determinado número de alunos a estudar viticultura e enologia.

A DEGUSTAÇÃO – Um branco (Sauvignon Blanc) e um tinto (Pinotage) da linha Thembu foram degustados durante a ação, que mais uma vez contou com a apresentação de Daniel Perches (Blog Vinhos de Corte) e mediação de Alexandre Frias (Blog Diário de Baco/Enoblogs). Na ocasião, o proprietário da importadora Ravin, Rogério D'Ávila (à direita na foto), comentou sobre os rótulos provados e tirou dúvidas dos participantes. A Ravin é a importadora dos vinhos House of Mandela para o Brasil.

Os dois vinhos experimentados saíram-se muito bem na degustação. O Sauvignon Blanc conquistou mais admiradores, embora o Pinotage também tenha agradado ao público. São vinhos simples e equilibrados, agradáveis ao paladar brasileiro. Os rótulos fazem alusão às estampas das camisas usadas por Nelson Mandela.

Confira a minha avaliação:

House of Mandela Thembu Collection Sauvignon Blanc 2012

Tipo: Branco.
Produtor: House of Mandela.
Origem: Western Cape, África do Sul.
Visual: Amarelo palha com tons esverdeados.
Olfato: Perfumado. Notas florais, minerais, cítricas e de abacate.
Paladar: Boa acidez e boa estrutura. Leve e agradável. O sabor repete as sensações do nariz.
Outras considerações: Elaborado 100% com a uva Sauvignon Blanc, tem 12,5% de álcool.

Classificação: Muito Bom/Excelente
Faixa de preço: R$ 39 (em promoção) – www.ravin.com.br 

House of Mandela Thembu Collection Pinotage 2012

Tipo: Tinto.
Produtor: House of Mandela.
Origem: Western Cape, África do Sul.
Visual: Cor violácea bem clara. Límpido e transparente.
Olfato: Apimentado, com notas de fruta vermelha madura, caramelo e chocolate.
Paladar: De taninos macios, é um tinto leve, sem a rusticidade normalmente encontrada nos vinhos da uva Pinotage. Além das mesmas características do olfato, mostra também algum mentolado.
Outras considerações: Com apenas a uva Pinotage em sua composição, este tinto maturou seis meses em barris de carvalho francês. A graduação alcoólica é de 14%.


Classificação: Muito Bom
Faixa de preço: R$ 39 (em promoção) – www.ravin.com.br