terça-feira, 18 de novembro de 2014

O blog provou o melhor vinho de 2014 eleito pela Wine Spectator

Há quase um ano, tive o prazer de participar de uma degustação promovida pela importadora Licínio Dias, com a presença do gerente de vendas da empresa de vinhos do Porto Dow’s, Pedro Leite. Na ocasião, foram provados alguns rótulos da marca, sendo o mais especial deles o Dow’s Vintage Port 2011. O vinho em questão foi eleito recentemente pela prestigiada revista norte-americana Wine Spectator o melhor de 2014, com 99 pontos, encabeçando uma lista de 100 amostras de todo o mundo.

Naquela degustação, o Dow’s Vintage Port 2011 ainda não tinha sido lançado no mercado. As garrafas estampavam o selo “cask sample” (amostra do barril). Portanto, foi realmente um privilégio provar em primeira mão a bebida, que em minha avaliação, à época, já levou a classificação de “excepcional”.


Confira novamente as minhas impressões sobre o vinho:

Dow’s 2011 Vintage Port

Tipo: Fortificado.
Produtor: Dow’s.
Origem: Douro, Portugal.
Visual: Cor violácea escura e concentrada.
Olfato: Fruta madura, jambo, especiarias, café e notas tostadas.
Paladar: Encorpado, ressalta notas de melaço e café.
Outras considerações: A safra de 2011 foi considerada excelente pela Symignton e eleita então um ano “vintage”. Para eles, tudo indica que esses vinhos se desenvolvam muito bem em garrafa durante as próximas décadas. Engarrafado em abril de 2013, tem 20% de álcool. Segundo Pedro Leite, é para guardar por 50 anos.

Classificação: Este já é excepcional.

1 comentário

Felipe disse...

Sensacional, momento único!