quarta-feira, 29 de maio de 2013

Dia do Hambúrguer: uma harmonização bem light!

A Confraria Brasileira de Enoblogs (CBE) sugeriu um post especial para o Dia do Hambúrguer, comemorado no dia 28 de maio. A ideia era celebrar a data harmonizando o sanduba com um vinho. Mesmo estando de dieta, resolvi encarar o desafio para mostrar que os dois elementos podem sim combinar. Usando um pouco da imaginação criei um hambúrguer light. O vinho escolhido foi um rótulo que eu já havia provado anteriormente e imaginei que iria cair muito bem com o sanduíche. E deu certo mesmo!

Confira a receita do hambúrguer light:

Ingredientes:
- Uma fatia de pão de forma integral
- Um hambúrguer de frango
-  Queijo de cabra cortado em tiras
- Tomate, alface, azeite e pimenta do reino

Modo de preparo:
- Asse a fatia do pão integral em uma sanduicheira. Frite o hambúrguer em uma grelha ou em uma frigideira de teflon, sem o uso de nenhum tipo de óleo ou manteiga. Depois, é só montar o sanduíche em cima do pão distribuindo os ingredientes de acordo com a sua preferência. Finalize com azeite e pimenta do reino.

O vinho:

Rapariga da Quinta Escolha 2010

Produtor: Luis Duarte Vinhos.
Origem: Alentejo, Portugal.
Visual: Cor rubi claro, brilhante.
Olfato: Frutas vermelhas frescas, noz moscada e baunilha.
Paladar: Leve, fresco e frutado, com um toque de café. Boa acidez.
Outras considerações: Elaborado com as uvas Aragonês (40%), Trincadeira (40%) e Syrah (20%), parte do vinho estagiou em carvalho de segundo uso por seis meses. Sua graduação alcoólica é de 13,5%. Por ser um vinho leve e fresco, foi muito bem com o hambúrguer light.

Classificação: Boa compra.
Faixa de preço: R$ 20.