terça-feira, 19 de maio de 2015

Rui Paula incrementa o cardápio apostando em pratos menos sofisticados


O restaurante que tem uma das melhores cartas de vinho do Recife está de cardápio novo. O chef português Rui Paula (foto), que dá nome à casa, está passando uma temporada na cidade para ajustar os detalhes do menu. Ontem à noite, pude conhecer uma mostra do que vai ser servido no estabelecimento a partir da próxima semana. A proposta do chef é adaptar a sua culinária ao paladar local, utilizando ingredientes que estão ao alcance na própria região.

“São pratos mais simples, que vão ao encontro do gosto local”, explica Rui Paula. São cerca de 15 novas opções no cardápio, todas seguindo esse conceito, porém com algumas exceções, como o delicioso bacalhau coberto com um creme de azeitonas pretas e servido com purê de grão de bico envolto em um charuto de couve.


Nesta execução o chef mostra a sua apurada técnica compondo o prato com esferas de clara de ovo preservadas em azeite. Um primor de prato, que foi muito bem harmonizado com o vinho verde VARANDA DO CONDE ALVARINHO TRAJADURA 2013.


Aliás, os vinhos mostrados durante a apresentação do novo cardápio foram muito bem escolhidos – todos da Veloz Distribuição, que traz os rótulos das importadoras Casa Flora e Porto a Porto.

Rui Paula, que é integrante do júri do reality show Masterchef em Portugal, diz que o seu restaurante no Recife tem recebido uma boa média de público no almoço e que neste mais de um ano de funcionamento ele vem tentado traduzir o gosto do cliente brasileiro. 

Os preços, por exemplo, baixaram. A cozinha também tem se esforçado para atender as sugestões os clientes. “Porém o serviço diferenciado continua”, ressalta o chef, que possui três restaurantes com propostas diferentes em Portugal: DOC, DOP e Boa Nova - este último uma casa de chá para 30 pessoas.

Entre as outras boas opções para provar no novo cardápio do Rui Paula estão:

:: Entrada de camarão com purê de couve flor e molho de frutos do mar


A sugestão de acompanhamento é o tradicional cava DON ROMÁN BRUT.


:: Um prato simples e muito saboroso de feito da coxinha da asa de galinha acompanhada de batata recheada com tomate e molho aioli - preparado à base de alho, azeite e gemas de ovos. 


Vai bem com o vinho DUORUM COLHEITA 2012, um tinto do Douro muito macio e agradável.


:: Pica-pau de filet mignon com arroz de alho e picles da casa, criação inspirada em um prato servido no restaurante Pinóquio, em Lisboa. 


Este combinou perfeitamente com o tinto italiano CELLARO MICINA NERO D'AVOLA NERELLO MASCALESE 2013, produzido na Sicilia.


:: O divino parfait de vinho do Porto com castanhas do Pará, chocolate negro e laranja para a sobremesa. 


Experimente com o envolvente JUSTINO’S MADEIRA 3 ANOS.


Rui Paula Recife
Shopping RioMar, Pina, piso L1, Recife-PE.
Informações e reservas: (81) 3048-4293.